És Empreendedor? Queres ser Empreendedor?

Ser empreendedor, criar uma Start Up estão na moda! Mas será que tens perfil para ser empreendedor? Será que queres mesmo ser empreendedor? Como tudo na vida, ser empreendedor tem imensas coisas boas, mas também poderá ter as suas coisas menos boas! Quais são as tuas grandes motivações para ser empreendedor?

Sempre quis ter o meu próprio negócio de alojamento desde o dia em que decidi estudar gestão hoteleira. Em 2014 chegou esse dia! Fiz algumas pesquisas e comecei a visitar potenciais casas onde abrir o meu negócio. A primeira casa que visitei gostei imenso e falei logo com o proprietário no sentido de se fechar negocio, mas como não se assinou logo contrato, fiquei com algum receio de aparecer alguém que lhe oferecesse mais dinheiro, então fui visitar a segunda casa. Assim que entrei, gostei também da casa. Vi-me numa situação complicada de ter de escolher entre duas casas, ambas com personalidades diferentes, fiquei meio confusa. Os meus pais incentivaram-me para ficar com as duas. Chamei-os de loucos, mas a verdade é que arrisquei e avancei. E esta é para mim talvez uma das mais importantes características de um verdadeiro empreendedor: Não ter medo de correr riscos!

Sabia que para entrar no mercado de alojamento local, teria de conhecer muito bem a minha concorrência, e tentar destacar-me pela diferença. E é aqui que entra uma outra característica bastante importante que um empreendedor deve ter: criatividade! Decidi então que ambas as Guesthouses teriam temáticas de decoração diferentes. Todos os quartos foram decorados com personalidades diferentes, apostando sempre no máximo conforto dos hóspedes.

O ano em que abri as duas Guesthouses foi o ano que mais trabalhei na minha vida! Tanto intelectualmente como fisicamente. Se achas que trabalhas muito para o teu patrão, então espera até ver o que é mesmo trabalhar quando arrancares com o teu projecto. Sacrifício é sem dúvida alguma, um dos aspectos menos positivos de ser empreendedor, mas que a médio/longo prazo pode-se tornar bastante gratificante. No início, tal como toda a gente quando começa um projecto, queria poupar o máximo de dinheiro, então decidi ser eu a fazer as limpezas, e toda a gestão do alojamento, incluindo check-ins às 4 da manhã! Sim! Check-ins às 4 da manhã, e às 7h já estar a pé para ir fazer compras para o pequeno almoço das 8h! Queres saber o que é que me dava mais força nestes primeiros meses? Os comentários que os meus hóspedes iam escrevendo acerca da experiência deles alojados nas minhas Guesthouses! Foi esta a forma que encontrei para me ir motivando no meu dia-a-dia! Por isso te digo, sacrifício é algo que te vai acompanhar sempre ao longo de todo o teu projecto/negócio.

Perante isto, tenho umas questões para reflectires: Estás preparado para trabalhar 7 dias por semana, sem folgas? Até quantas horas por dia estás disposto a trabalhar? Durante quantos anos aguentas trabalhar neste ritmo? Estás preparado para abdicar do salário seguro que vai deixar de cair todos meses na tua conta bancária?  Nada é perfeito! Para termos umas coisas, temos mesmo de abdicar de outras! Arriscar é a palavra de ordem!

É preciso mais que sacrifício. É preciso trabalhar muito e de forma consistente. É preciso muita disciplina e organização. É tentar sempre melhorar a situação em que te encontras, procurando estar sempre o mais actualizado possível, apostar em formações, ir a feiras e congressos, e apostar em networking. É ter iniciativa e estares mentalizado que em muitas vezes o retorno não é imediato. É preciso paciência e muita fé que tudo vai correr bem. E para mim a chave principal de todas, é ter Paixão por aquilo que estás a fazer. É a paixão que te vai ajudar a não desistir em dias difíceis. E acredita que os teus clientes sentem essa paixão, e é por isso que eles te vão escolher a ti.

Podia continuar a escrever mil e uma coisas, mas a piada de ser empreendedor é também não saber o que vai acontecer, ir descobrindo aos poucos, ir crescendo com as adversidades. Cada caso é um caso, e o que eu passei não significa que tu vais passar da mesma forma, e muito menos que o vivas com a mesma intensidade que eu.

E tu, tens perfil de empreendedor? Gostavas de ser empreendedor? Já pensaste que sacrifícios estás preparado para fazer em prol de seres empreendedor? O que mais te motiva para seres empreendedor? Deixa as tuas respostas aqui em baixo nos comentários.

Espero que gostes do que escrevi e que te seja útil de alguma forma!

Até breve,

Joana Glória

Deixe uma resposta