Vive a vida

Um dos grandes desafios, a meu ver, de ser empreendedor é conseguir desligar o “botão”. Já te aconteceu acordares a meio da noite com uma ideia brilhante, acenderes a luz e escreveres num bloco de notas que está na tua mesa de cabeceira? Quantas vezes dás por ti no meio de uma conversa com outras pessoas, e não estás lá? Ou … quando vais de férias e dás por ti a colocar livros técnicos na mala? Sem esquecer claro, quando existem prazos para terminar certas tarefas, e trabalhas horas a fio sem se quer te lembrares de comer?

Eu sei que ao início parece engraçado termos ideias a toda a hora, mas chega a um ponto que passa a ser desgastante para nós, tanto psicologicamente como fisicamente. Andamos demasiado focados nos projectos, e de certa forma até somos felizes enquanto nos dedicamos ao que fazemos, mas a verdade é que não podemos esquecer de criar espaço para outras boas coisas entrarem e permanecerem na nossa vida.

Confesso que para mim tem sido desafiante manter um equilíbrio entre tudo, mas isto é o que tenho sempre em mente que devo fazer: Comer de forma saudável, ir ao ginásio e dormir 8horas por dia são (como diz o meu Pai) os pilares de uma vida saudável; Passarmos tempo com a nossa família e amigos, sem ter o telemóvel ao pé para evitar precisamente de ter o “botão” do alerta sempre ligado; Termos hobbies que nada tenha a ver com o nosso trabalho; e acima de tudo, termos tempo para estarmos sozinhos e dedicarmo-nos ao nosso autoconhecimento. Não tenho dúvidas que conseguindo fazer estas pequenas coisas diariamente, são o grande motor (em paralelo com a Paixão claro) que nos “alimenta” para continuarmos a realizar os nossos sonhos.

Eu sei que é preciso muito trabalho para atingirmos resultados, mas tenham calma. O mundo não acaba amanhã. A verdade é que não podemos fazer o máximo todos os dias. Há que definir bem as prioridades, tentarmos perceber se existe possibilidade de retirar algum peso de cima de nós delegando algumas tarefas a outras pessoas, e tudo vai correr bem.

Abre os braços e recebe o que de bom a vida tem para te oferecer! Vive a vida! O sucesso profissional não significa felicidade. O verdadeiro sucesso é a roda da vida estar equilibrada. E a isto podemos sim, chamar de Felicidade! Fica a dica 🙂

Gostava de saber se tu também sentes dificuldade em desligar o “botão”, e se sim, que formas usas para o fazer. Deixa os teus comentários aqui em baixo.

Até breve,

Joana Glória

 

Deixe uma resposta