“Eat at a Local’s”: Como tudo começou?

Numa tarde em conversa com a minha amiga C., partilhávamos ideias de novos negócios, até que ela confessou que gostava de ter uma casa onde pudesse cozinhar para turistas!

Na manhã seguinte, abri o olho bem cedo e eis que surgiu a ideia de criar uma plataforma onde pessoas como a C. se pudessem inscrever e receber turistas para comer em suas casas! Através do contacto diário com os meus hóspedes e conhecendo as suas motivações enquanto viajantes, rapidamente cheguei à conclusão que seria uma excelente aposta: O contacto directo entre locais e turistas, aliado a experiências gastronómicas autênticas!

Sempre que surge uma ideia nova, há sempre duas pessoas a quem gosto de pedir opinião, os meus pais. Eles acharam fantástico e apoiaram de imediato, o que é sem dúvida alguma, uma grande motivação quando alguém quer e vai iniciar um projecto! Uma dica para ti … quando tiveres uma ideia que gostasses de desenvolver, escolhe bem com quem a vais partilhar. Escolhe alguém positivo, alguém que seja empreendedor, alguém que tu saibas que te vai apoiar, isto é fundamental. Ouvir um “Tu és maluco(a)”, “Como é que vais fazer dinheiro com isso?”, “Isso não tem pernas para andar”, “Tu não tens andamento para isso!”, pode ser muito desmotivante para alguém que ambiciona realizar o sonho de fazer aquilo que realmente ama! Queres saber quantas vezes eu ouvi o seguinte: “Mas isso já fazem!” ou “Então mas o Airbnb já não faz isso?”? Eu respondi a todos eles o mesmo: “Eu sei e já estou a par da concorrência! Já investiguei, e sei que posso fazer a diferença”! Não fazes ideia da quantidade de amigos que tenho, que gostavam de lançar os seus projectos e não avançam com medo da concorrência, arranjam mil e uma desculpas para não avançar e não sair da zona de conforto. Eu digo o mesmo a todos eles: “Se eu tivesse medo da concorrência não tinha aberto 2 Guesthouses no mesmo ano, porque se for a pensar como tu… teria medo dos hotéis de luxo!” … Existe mercado para todos! Só temos de puxar pela nossa criatividade, arregaçar as mangas e fazer aquilo que gostamos de fazer! Ficar encostado não é de todo a solução!

Gostava que partilhasses comigo as tuas experiências, independentemente se já iniciaste os teus projectos ou não! Partilha comigo as tuas conquistas! Os teus receios! Vamos fazer acontecer os nossos sonhos!

No próximo post da rubrica “Make It Happen”, vou partilhar convosco como é que cheguei ao nome do “Eat at a Local’s”!

Até breve!

Joana Glória

2 thoughts on ““Eat at a Local’s”: Como tudo começou?

Deixe uma resposta