Resiliência, a grande aliada dos Empreendedores de Sucesso

(Artigo escrito para o Portal das Mulheres à Obra)

A Resiliência sempre foi e sempre será uma das chaves do sucesso de qualquer empreendedor.

Muitos falam na incerteza, no medo do que aí vem, na crise económica e por aí em diante! Dizem que sou demasiado otimista, que vejo sempre a versão cor-de-rosa de tudo. A verdade é que é, precisamente, essa dose de otimismo que me faz arregaçar as mangas e querer andar para a frente.

Claro que corro riscos e já correu mal. Ainda assim, prefiro arriscar do que ficar a pensar: “E se…?”.

Quando acreditamos de verdade naquilo que estamos a fazer, não há nada que nos faça parar. Concordas comigo?

Os vários desafios que todos nós atravessamos neste momento são enormes.

Precisamos de estar preparados para mudanças e imprevistos, treinar a nossa capacidade de nos adaptarmos às circunstâncias, e de nos reinventarmos. Quantos de nós não tiveram de se reinventar e aos seus negócios?

Obstáculos e desafios irão sempre existir. Essa é a realidade e trabalhar a nossa resiliência é fundamental. Desistir dos nossos sonhos, dos nossos projectos e negócios, não é opção.

Quanto mais trabalharmos a nossa capacidade de resiliência, mais aptos estaremos para dar a volta por cima.

Surgirão certamente momentos que te irás questionar do que verdadeiramente queres e se estarás no caminho certo.

Irás sempre encontrar pessoas e situações que vão colocar em questão o teu verdadeiro “porquê”.

Se o teu “porquê” for forte o suficiente, se viveres em congruência com os teus valores e se já tiveres trabalhado a tua análise swot pessoal, a tua capacidade de resiliência vai-se tornando cada vez mais forte. Assim, estarás mais apto a lidar com situações adversas. Irás ver como que de um momento para o outro, o foco deixará de ser o problema e sim a solução.

Para mim, a liberdade é o meu maior valor.

Liberdade para concretizar as minhas ideias, liberdade para gerir o meu tempo, liberdade geográfica.

É a liberdade que não me deixa desistir, mesmo nos dias mais difíceis que todos nós temos. E está tudo bem! Esses dias também são importantes para que façamos avaliações do ponto de situação em que nos encontramos. Só assim existe a possibilidade de adaptarmos a nossa estratégia para que os nossos objectivos sejam alcançados.

A resiliência tem sido uma das minhas maiores e melhores amigas neste caminho de empreendedora e acredito que este é um dos ingredientes fundamentais para todos aqueles que são, e os que querem ser empreendedores.

Esta é uma fase que, mais que nunca, nos convida a sairmos das nossas zonas de conforto e, por consequência, trabalharmos a nossa resiliência.

Vamos ter de fazer coisas diferentes, vamos precisar de estar atentos ao que se passa lá fora para irmos adaptando a nossa estratégia sempre que necessário. Faz a diferença! Sê transformador! Arrisca! Trabalha a tua flexibilidade mais que nunca.

Questiona até aquilo que disseste que achavas que não fazia sentido e que não querias. Experimenta coisas novas, só assim poderás alcançar algo que nunca pensaste vir a alcançar.

Não tenhas medo da mudança ou da incerteza. A magia só acontece quando temos um mindset flexível e nos atrevemos a fazer algo que nunca foi feito. Mais uma vez: foco na solução e nunca nos problemas.

Como ter um mindset flexível?

É simples. Antes de tudo, tens de sentir que já és capaz de realizar tudo aquilo a que te propões e usar as tuas Paixões e o teu “porquê” como combustível. A partir daí, precisas de traçar um plano e começar a fazer acontecer!

Só irás concretizar os teus objectivos se tentares e não tiveres medo do fracasso porque até o fracasso, por vezes, se pode tornar no nosso melhor amigo! Traz-nos lições valiosas que iremos levar para toda a vida. E se, um dia, fores abençoado com essa experiência, que espero que sim, que tenhas a capacidade de te reerguer e voltar ao teu caminho. Já fizeste uma vez e sabes como se faz. Sê positivo!

Queres aumentar a tua capacidade de resiliência? Espreita estas dicas:

  1. O mais importante de tudo é saber o que queres e para onde queres ir. É fundamental que tenhas muito bem definido qual o teu rumo para que consigas traçar os teus objetivos e para os alcançares com sucesso.
  2. Como já falámos acima, identificar qual o teu “porquê, o teu combustível. É isto que nunca te irá deixar desistir daquilo que mais queres e no que acreditas.
  3. Foca-te sempre nas soluções e não nos problemas. Vais ver que, conforme a tua capacidade de resiliência for sendo trabalhada, irás começar automaticamente a pensar nas soluções e por consequência, ser ainda mais positivo.
  4. Rodeia-te das pessoas certas, tanto a nível pessoal como profissional. Pessoas que te apoiem, que puxem por ti e pelo teu melhor.
  5. E, por fim, trabalha a técnica da visualização. A visualização leva-te onde quiseres, basta teres um objectivo claro e realista. Cria imagens na tua mente da concretização desse objectivo, recria emoções e pensamentos. A visualização tem tudo a ver com performance, resultados e sucesso!

Ser Empreendedor tem os seus altos e baixos e acredita que é nos momentos menos bons que mais aprendemos e crescemos como pessoas e profissionais.

E sabes qual é o maior truque de todos? Desfrutar de todo o caminho!

E antes de terminar, gostaria de partilhar contigo um texto maravilhoso que adoro, que leio com bastante frequência, e que sei que te vai inspirar para os próximos dias.

“Coragem todos os dias

A coragem é a capacidade de realizar tarefas que parecem intransponíveis, assustadoras ou incertas.

E não está apenas reservada a uns quantos escolhidos.

A coragem é um direito de nascença. Está dentro de cada um de nós. E está à espera de ser descoberta.

Um momento de coragem pode mudar o seu dia. Um dia pode mudar a sua vida. E uma vida pode mudar o mundo.

É esse o verdadeiro poder da coragem; ela revela-nos aquilo que somos quando damos o nosso melhor.

Descubra a sua coragem e conseguirá realizar e experimentar tudo o que sempre sonhou.

Sim, até mesmo mudar o mundo.”

– Mel Robbins

Até breve.

Saudações Empreendedoras,

Joana Glória – Dream & Make It Happen